Clube do Ingles
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Administre este fórum
por Pedro Sex 22 Dez 2017, 3:18 pm

» [Grammar] IN x ON x AT
por guzi3d Dom 01 Fev 2015, 10:50 am

» [News] Mudanças no fórum
por Pedro Dom 23 Nov 2014, 4:55 am

» [Pronunciation] Fonologia
por Pedro Ter 28 Out 2014, 5:54 pm

» [Off-topic] Parabéns pelo fórum
por Pedro Seg 29 Set 2014, 7:15 pm

» [Videos] Aleatorios mas divertidos
por Superbomber Sáb 20 Set 2014, 7:36 pm

» Conjunções - parte 1
por Pedro Qua 17 Set 2014, 3:03 pm

» [Tools] Duolingo - Aprenda idiomas de graça. Para sempre.
por Pedro Sex 12 Set 2014, 5:04 pm

» [Tests] 10 Questions of Unifesp
por Superbomber Sex 05 Set 2014, 11:10 am

» [Discussion] Como melhorar o fórum?
por Pedro Qui 04 Set 2014, 4:57 pm

» [Discussion] Principais dúvidas dos iniciantes
por Pedro Sáb 30 Ago 2014, 10:06 am

» [News] Vagas na equipe
por Pedro Sex 22 Ago 2014, 8:27 pm

» Guia para estudantes
por Pedro Sáb 16 Ago 2014, 8:57 pm

» [Resolvido] [Discussion] [Dúvida] Botões da barra superior
por Pedro Ter 12 Ago 2014, 5:06 pm

» [Vocabulary] What or which?
por Pedro Qui 07 Ago 2014, 2:24 pm

» Um pouco sobre o fórum
por Pedro Seg 04 Ago 2014, 4:52 pm

» [Tests] test - 10 new questions
por Superbomber Seg 28 Jul 2014, 3:31 pm

» [Tests] test - 10 questions
por Pedro Qui 24 Jul 2014, 6:15 pm

» [Discussion] Seu nível de inglês
por Pedro Qua 23 Jul 2014, 8:57 pm

» [Games]
por Pedro Sex 18 Jul 2014, 3:51 pm

» [Discussion] Sugestão de 'regulamento'
por Pedro Qui 17 Jul 2014, 8:49 pm

» Divulgação do fórum
por Pedro Qui 17 Jul 2014, 3:17 pm

» [News] Forum: Design melhorado
por Pedro Qui 17 Jul 2014, 2:04 pm

» [Audio] Exercicio - I Have a dream (Martin Luther King)
por Pedro Qua 16 Jul 2014, 3:37 pm

» [Videos] Exchange Experience - Matheus Stein (me)
por Matheus Fillipe Qua 16 Jul 2014, 12:24 pm

» [Espanhol] Espanhol x Castelhano
por Pedro Seg 14 Jul 2014, 6:15 pm

» [News] Chat do Clube
por Pedro Seg 14 Jul 2014, 4:56 pm

» Abertura do fórum
por Rodrigo Santiago Seg 14 Jul 2014, 9:53 am

» [Games] Audio Concentration Games
por Superbomber Sex 11 Jul 2014, 12:03 pm

» [Pronunciation] O som do TH
por Pedro Qua 09 Jul 2014, 11:03 am

Anúncios

1- Orações subordinadas adjetivas

Ir para baixo

1- Orações subordinadas adjetivas Empty 1- Orações subordinadas adjetivas

Mensagem por Pedro Ter 17 Jun 2014, 7:30 pm

As orações subordinadas (subordinate clauses), também chamadas de orações dependentes (dependent clauses), exercem uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada de oração principal, que requer complemento para que seu significado seja completo. Desse modo, as orações subordinadas estão sempre ligadas a outra oração, visto que sozinhas também não possuem um sentido completo em si. Em inglês, há dois tipos de orações subordinadas: Relative or Adjective Clauses e Adverbial Clauses. A seguir, veja mais detalhadamente esses dois tipos de orações subordinadas da língua inglesa.
1- Orações subordinadas adjetivas Dependent_clauses
Orações Relativas - Relative / Adjetive Clauses

As orações relativas (relative/adjective clauses) realizam a mesma função de um adjetivo: complementam um substantivo ou um pronome da oração principal, que é chamado de antecedente. Para adicionarmos informações ao antecedente, usamos os pronomes relativos (who, whom, whose, which e that). Há dois tipos de orações relativas: as restritivas (defining relative clauses) e as explicativas (non-defining relative clauses). A escolha do pronome relativo dependerá do tipo de oração (restritiva ou explicativa) e da função que exercem (sujeito, objeto ou ideia de posse). A partir de agora, estudaremos cada uma das orações relativas separadamente:
 
Defining Relative Clauses - Orações Restritivas
Essas orações definem ou diferenciam o antecedente, ou seja, elas servem para definir sobre quem ou sobre o que estamos falando. Observe suas características:
- Não são antecedidas de vírgula.
Do you know the girl who is talking to Tom?
(Você conhece a menina que está falando com o Tom?)
1- Orações subordinadas adjetivas Talking
I was invited to a party which was not very excited.
(Fui convidado para uma festa que não estava muito animada.)
I met a woman who can speak six languages. (Conheci uma mulher que sabe falar seis idiomas.)

- Uso dos pronomes.
FUNÇÃO
PESSOA
COISA
Sujeito
who / that
which / that
Objeto
who / whom / that / -
which / that / -
Possessivo
whose
whose
 
Observando o quadro acima, concluímos que as orações restritivas que se referem a pessoas são introduzidas por who, whom ou that, já as orações restritivas que se referem a coisas são introduzidas por which ou that. O pronome possessivo whose é usado tanto para pessoas como para coisas:
Is this the man who / that stole your bag? (É este o homem que roubou sua bolsa?)
I need a car which is big. (Preciso de um carro que seja grande.)
Do you know the boy whose mother is a nurse? (Você conhece o menino cuja mãe é enfermeira?)
The tree whose leaves have fallen. (A árvore cujas folhas caíram.)
It's the house whose door is painted red. (Trata-se da casa cuja porta é pintada de vermelho.)
 
- O pronome relativo pode ser omitido quando exercer função de objeto. Mas lembre-se: essa omissão jamais pode ocorrer quando o pronome exercer função de sujeito. Quando o pronome relativo for seguido por um verbo, ele exerce função de sujeito. Caso o relativo seja seguido por um substantivo ou pronome, ele exerce função de objeto. Observe os exemplos abaixo:

Christopher Columbus was the man who discovered America.
(Cristóvão Colombo foi o homem que descobriu a América.)
Gustavo is the journalist who writes for the Times. (Gustavo é o jornalista que escreve para o Times.)
The man who lives next door is my grandfather. (O homem que mora na casa ao lado é meu avô.)
This is the person (who) I saw at the bakery last night. - O pronome who é opcional.
(Esta é a pessoa que eu vi na padaria ontem à noite.)
Sorry, I have lost the CD (which) I borrowed from you. - O pronome which é opcional.
(Desculpa, perdi o CD que peguei emprestado de você.)
Richard is the lawyer (who) we met last week. - O pronome who é opcional.
(Ricardo é o advogado que conhecemos na semana passada.)

- Who, whom e which podem ser substituídos por that. Essa substituição é muito comum no Inglês falado (spoken English):
That is the woman who / that cleans my house every week.
(Aquela é a mulher que limpa minha casa toda semana.)
The couple (who / whom / that) we met in France sent us a card.
(O casal que conhecemos na França mandou-nos um cartão postal.)
1- Orações subordinadas adjetivas Maid
I like flowers which / that smell nice. (Gosto de flores que tenham cheiro bom.)
Houses which / that overlook the lake cost more. (Casas que tem vista para o lago custam mais caro.)
The family (who / whom / that) I met at the airport were very kind.
(A família que conheci no aeroporto era muito legal.)
OBSERVAÇÃO: o pronome whose não pode ser omitido nem substituído por that.
 
- Quando o pronome relativo for o complemento de uma preposição, poderá ser omitido, mas a preposição será colocada depois do verbo ou depois do objeto direto, se houver:
The people you came back with are acquaintances of mine.
(As pessoas com quem você voltou são meus conhecidos.)
The pen the president signed the document with belongs to one of his ministers.
(A caneta com que o presidente assinou o documento pertence a um de seus ministros.)
OBSERVAÇÃO: No Inglês formal e escrito, pode-se manter a preposição diante do pronome relativo. Neste caso, é obrigatório usar whom para pessoas e which para coisas. O significado é o mesmo em ambos os casos.
The people with whom you came back are acquaintances of mine.
(As pessoas com quem você voltou são meus conhecidos.)
The pen with which the president signed the document belongs to one of his ministers.
(A caneta com que o presidente assinou o documento pertence a um de seus ministros.)

O uso de whom após preposições é considerado bastante formal. No Inglês falado, é mais comum usar who e colocar a preposição no final da oração:
To whom should I address the letter? (formal use)
(A quem devo endereçar a carta?)
Who should I address the letter to? (spoken English)
(A quem devo endereçar a carta?)
He asked me with whom I had discussed it. (formal use)
(Ele perguntou-me com quem eu havia discutido.)
He asked me who I had discussed it with. (spoken English)
(Ele perguntou-me com quem eu havia discutido.)
 
- Nas orações restritivas, o uso de whom como pronome objeto não é muito comum. Lembre-se de que podemos usar who, that ou omitir o pronome nesses casos:
The doctor (whom / who / that) I was hoping to see wasn't on duty.
(O médico que eu estava esperando ver não estava trabalhando.)
Em orações interrogativas o uso de who ao invés de whom também é mais comum e mais informal:
Who did you invite to the party? (informal)
(Quem você convidou para a festa?)
Whom did you invite to the party? (formal)
(Quem você convidou para a festa?)

- É preferível usar that (não which) depois das seguintes palavras: all, any(thing), every (thing), few, little, many, much, no(thing), none, some(thing), e após superlativos. Veja alguns exemplos:
That was everything (that) he had ever wanted. (Aquilo era tudo o que ele sempre quis.)
We threw away everything that was left. (Jogamos fora tudo o que restou.)
A. Did he like the books? (Ele gostou dos livros?)
B. There were only a few (that) really interested him. (Haviam apenas poucos que realmente o interessavam.)

- Redução: quando os pronomes relativos who, which e that são usados como sujeito e quando há uma oração restritiva com um dos tempos contínuos é possível expressar a mesma ideia eliminando o relativo e o verbo to be, deixando apenas a forma -ing do verbo:
 
The man who was sitting next to me kept talking to himself. (O homem que estava sentado ao meu lado continuou falando sozinho.) / The man sitting next to me kept talking to himself. (O homem sentado ao meu lado continuou falando sozinho.)
I told you about the woman who lives next door. (Eu lhe falei sobre a mulher que mora na casa ao lado.) / I told you about the woman living next door. (Eu lhe falei sobre a mulher que mora na casa ao lado.)
 
- Where, referindo-se a lugar; why, referindo-se à razão e when, referindo-se ao tempo podem ser usados ao invés de pronome relativo antecedido de preposição. Nestes casos, where, why e when são considerados advérbios relativos (relative adverbs):
She always had wanted to go to a place where she could speak her mother tongue.
(Ela sempre quis ir a um lugar onde pudesse falar sua língua materna.)
It's one of the few countries where people drive on the left.
(Este é um dos poucos países em que / onde as pessoas dirigem do lado esquerdo.)
I don't have to tell you the reason why I came back. (Não tenho que lhe dizer a razão porque voltei.)
February is the month when many of my colleagues take skiing.
(Fevereiro é o mês em que muitos de meus colegas esquiam.)
Sunday is the only day when I can relax. (Domingo é o único dia que posso relaxar.)

Advérbio RelativoSignificadoUsoExemplo
Wherein / at / to whichrefere-se ao lugarthe place where we met him
Whyfor whichrefere-se à razãothe reason why we met him
Whenat / on whichrefere-se ao tempothe day when we met him
 
Observe o exemplo abaixo:
This is the shop in which I bought my bike. / This is the shop where I bought my bike.
OBSERVAÇÃO: Nas orações restritivas (defining relative clauses), why and when, diferentemente de where, podem ser omitidos.
- What pode ser usado como pronome relativo significando o que / aquilo que e pode exercer função de sujeito ou objeto.

ATENÇÃO
: What nunca é usado depois de vírgula.
I am sure the doctors did what they could to save Suzy's life.
(Tenho certeza de que os médicos fizeram o que podiam para salvar a vida de Suzy.)

Non-defining Relative Clauses - Orações Explicativas
Fornecem informações adicionais, mas não essenciais sobre o antecedente. Observe suas características:
- As orações explicativas (non-defining) são usadas entre vírgulas. Pode haver apenas uma vírgula quando a oração relativa for a segunda.
John's mother, who lives in Scotland, has six grandchildren. (A mãe do João, que mora na Escócia, tem seis netos.)
Tony's sister, who smokes like a chimney, is a painter. (A irmã do Tony, que fuma como um chaminé, é pintora.)
They saved the last day of their stay to visit Martin, whom they hadn't seen in years. (Ele guardaram o último dia de sua estadia para visitar o Martin, que eles não viam há anos.)
You should take up swimming, which is a good sport. (Você deveria dedicar-se à natação, que é um bom esporte.)
 
- Uso dos pronomes.
FUNÇÃO
PESSOA
COISA
Sujeito
who
which
Objeto
who / whom
which
Possessivo
whose
whose / of which
 
Como observamos na tabela, that não pode ser usado em orações relativas explicativas. Veja alguns exemplos:
William Shakespeare, who died in 1616, wrote very famous plays. (William Shakespeare, que morreu em 1616, escreveu peças muito famosas.)
My new bike, which I bought last week, is fantastic! (Minha bicicleta nova, que comprei semana passada, é fantástica!)
1- Orações subordinadas adjetivas Bike
The Bensons, whose son lives in Canada, are moving to a smaller house.
(Os Bensons, cujo filho mora no Canadá, estão mudando-se para uma casa menor.)
Emma, who has two children, is my best friend. (Emma, que tem dois filhos, é minha melhor amiga.)
The Grand Hotel, which is in fact very small, was closed for repairs. (O Grand Hotel, que na realidade é muito pequeno, estava fechado para reparos.)
Frank invited Janet, who / whom he had met in Japan, to the party. (Frank convidou Janete, que ele conheceu no Japão, para a festa.)
OBSERVAÇÃO: O uso de whom é considerado mais formal.

- Which (e não what) introduzem orações adjetivas explicativas que se referem a uma oração inteira.
Tom didn't phone, which I found very strange. (Tom não telefonou, o que eu achei muito estranho.)
My niece passed all her exams, which surprised everyone in the family. (Minha sobrinha passou em todas as provas, o que surpreendeu toda a família.)
 
- Os pronomes relativos nunca podem ser omitidos na orações explicativas, mesmo quando exercem função de objeto do verbo:
He gave me the letter, which was in a blue envelope. (Ele me deu a carta, que estava em um envelope azul.)
He gave me the letter, which I read immediately. (Ele me deu a carta, que eu li imediatamente.)
Na primeira oração, o pronome relativo which exerce função de sujeito; na segunda oração ele exerce função de objeto e em ambos os casos não se pode omitir o pronome.
1- Orações subordinadas adjetivas Reading
 
- As orações adjetivas podem ser omitidas, uma vez que contêm informações adicionais que não são necessárias para a compreensão da oração.
- Nestas orações, a preposição pode ser colocada no final da oração:
This is Stratford-upon-Avon, which you have all heard about. (Esta é Stratford-upon-Avon, que todos vocês já ouviram falar.)
→ Este padrão geralmente é usado na fala (spoken English), mas no Inglês formal (formal English) e na escrita, a preposição pode ser colocada antes do pronome:
Stratford-upon-Avon, about which many people have written, is Shakespeare's birthplace. (Stratford-upon-Avon, sobre a qual muitas pesssoas escreveram, é o lugar de nascimento de Shakespeare.)

- Where também pode ser usado nas orações explicativas. Tanto nas orações restrtivas, quanto nas explicativas ele não funciona como sujeito nem pode ser omitido.
 
Sally was born in Mexico City, where she works for a local bank. (Sally nasceu na Cidade do México, onde ela trabalha para um banco local.)

- Após numerais, empregamos a preposição of antes de whom e which nas orações explicativas. Essas orações também podem ser introduzidas por expressões como all of, many of + pronome relativo. Observe o quadro abaixo:
 
PESSOA
COISA
all of
+ whom
+ which
any of
+ whom
+ which
(a) few of
+ whom
+ which
both of
+ whom
+ which
each of
+ whom
+ which
either of
+ whom
+ which
half of
+ whom
+ which
many of
+ whom
+ which
most of
+ whom
+ which
much of
+ whom
+ which
none of
+ whom
+ which
one of
+ whom
+ which
two of etc...
+ whom
+ which
 
Veja alguns exemplos:
There were a lot of people at the party, many of whom I had known for years. (Haviam muitas pessoas na festa, muitos dos quais eu conhecia há anos.)
He was carrying his belongings, many of which were heavy. (Ele estava carregando seus pertences, muitos dos quais eram pesados.)
Dozens of people had been invited, most of whom I didn't know. (Dúzias de pessoas foram convidadas, a maioria das quais eu não conhecia.)
Pedro
Pedro
Admin

Mensagens : 295
Data de inscrição : 09/01/2014

https://clubedoingles.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos